20 de março de 2013

A poluição e sua pele



Efeitos da poluição sobre a pele

A poluição representa uma agressão diária para a pele. Os gases emitidos por indústrias e veículos, a poeira e a fumaça do cigarro são tóxicos. A pele absorve essas toxinas acarretando uma irritação na camada córnea, com consequente alteração da barreira de proteção cutânea. Além disso, algumas dessas substâncias são capazes de alterar o metabolismo celular, levando à liberação de radicais livres (estresse oxidativo). Os radicais livres provocam a degradação do colágeno e destruição das fibras elásticas, que são responsáveis pela sustentação e firmeza da pele, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo. Outro importante efeito da poluição sobre a pele é o acúmulo de micro-partículas de substâncias tóxicas, como partículas metálicas invisíveis, produtos de combustão de gasolina e poeira, que leva à obstrução dos poros, provocando o aumento da oleosidade, o que contribui para o aparecimento de cravos e espinhas. A poluição potencializa os efeitos negativos da radiação solar, uma vez que a emissão de gás carbônico reduz a camada de ozônio, aumentando a exposição à radiação ultravioleta.

Os principais problemas estéticos causados pela poluição à pele são: aumento da oleosidade com formação de cravos e espinhas e envelhecimento cutâneo precoce.

Contra o aumento da oleosidade e cravos, o tratamento mais eficaz é limpar bem a pele para desobstruir os poros, especialmente antes de se deitar (prefira fórmulas suaves, para não agredir ainda mais a pele) e aplicar uma camada fina de um agente de renovação celular.

Contra o envelhecimento cutâneo induzido pela poluição, deve-se utilizar cremes anti-oxidantes que impedem a formação dos radicais livres. A substância mais utilizada recentemente é o café verde, obtido quando o fruto do café é colhido na fase de crescimento, antes da maturação, onde encontramos a máxima concentração de polifenóis, consequentemente com maior potencial anti-oxidante.

Para prevenir os problemas causados pela poluição devemos limpar bem a pele com sabonetes específicos para cada tipo de pele. Remover toda a maquiagem com loções de limpeza suave. Hidratar a pele para restaurar sua função de barreira de proteção utilizando produtos não-comedogênicos. Escolha fórmulas hidratantes enriquecidas com complexos desintoxicantes e anti-radicais livres, que ativam o sistema de regeneração natural da pele. Os anti-oxidantes mas utilizados são vitamina C e E, betacaroteno, licopeno, chá verde e mais recentemente o café verde. Use filtro solar diariamente. Alguns já possuem hidratantes e anti-oxidantes em sua formulação. É muito importante observar se o filtro possui proteção contra UVA e UVB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário